quinta-feira, 27 de março de 2014

Semana de leitura 2014


De 10 a 14 de março realizou-se mais uma Semana da Leitura, deste vez, centrada no tema Língua Portuguesa, que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.
 Ao longo da semana, foram desenvolvidas várias actividades ligadas à escrita, à leitura e à fala em sobretudo língua Portuguesa, que envolveram vários alunos, professores e auxiliares da acção educativa do Agrupamento.

Na segunda feira, de manhã, os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo usufruíram de um encontro com a escritora Palmira Martins, que se saldou muito positivamente pelo excelente ambiente envolvente na Sala Mais, pelas imagens, adereços e acompanhamento musical ao vivo proporcionados pela escritora, mas especialmente pela capacidade de comunicação que a escritora estabeleceu com esta faixa etária tão especial que bebeu as palavras da Palmira Martins durante uma hora sem demonstrar sinais de cansaço. De terça feira a sexta feira, decorreram o concurso de leitura expressiva e as jornadas das línguas em Português, Francês e Inglês, que foram muito participados com textos e leituras de grande qualidade.

Na quinta-feira de manhã, realizou-se a actividade “Famalicão a ler”, tendo sido proporcionados dois cestos de livros na sala dos professores, que os docentes escolheram e leram com os alunos durante 15 minutos.

Na sexta-feira à noite, ocorreu o encerramento da semana da Leitura com a abertura da Biblioteca à comunidade, momento de poesia proporcionado pelos vencedores do concurso de leitura expressiva, encontro com o escritor “Fernando Almeida, que nos falou do seu livro “ A origem da Língua Portuguesa” e encerrou com uma apresentação musical do coro Vivace Musica, em língua portuguesa.

Durante toda a semana, decorreu na biblioteca a Feira do Livro, que foi visitada por todos os alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano e foi possível adquirir livros a preço de feira, tendo os nossos alunos e professores enriquecido as suas bibliotecas particulares.

Foi um sucesso este evento tão importante para a mobilização de diversos saberes na abordagem de temáticas transversais, em que se festejou a leitura e a língua portuguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário