sexta-feira, 2 de maio de 2014

Livro do mês maio





Carlo Collodi é o pseudónimo de Carlo Lorenzini. Nasceu em Florença, a 24 de novembro de 1826 e faleceu a  26 de outubro de 1890
Foi um jornalista e escritor italiano do século XIX, famoso pela criação de Pinóquio
Iniciou a sua carreira escrevendo num catálogo de uma livraria florentina. Tornou-se depois um jornalista de sucesso e em breve escrevia para jornais de toda a Itália. Fundou, então, um jornal próprio, que foi fechado pela censura, em 1848.
Publicou as obras "Gli amici di casa" e "Un romanzo in vapore. Da Firenze a Livorno. Guida storico-umoristica", por volta de1856. O seu primeiro livro infantil foi publicado em 1876, e intitulava-se "Racconti delle fate", uma tradução do francês. No ano seguinte escreve "Giannettino" e em 1878, "Minuzzolo".
Em 1881 inicia a publicação do "Giornale per i bambini" (Jornal para as crianças) - primeiro periódico italiano voltado para o público infantil. Foi ali que, em curtos capítulos, publica originalmente a "Storia di un burattino" (História de um Boneco) - primeiro título das Aventuras de Pinóquio. Publicou ainda outros contos, como "Storie allegre", em 1887 - mas nenhum deles alcançou o sucesso de sua obra - prima. Pinóquio é, sem dúvida, a criatura que engoliu o criador: a mais famosa personagem da literatura infantil, conhecida em todo o planeta.

Lorenzini morreu repentinamente em 1890, na sua cidade natal, onde foi sepultado.


___________________________________________________________________






Sem comentários:

Enviar um comentário