sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Poemas do escritor Manuel António Pina






O pássaro da cabeça

Sou o pássaro que canta
dentro da tua cabeça,
que canta na tua garganta,
que canta onde lhe apeteça.

Sou o pássaro que voa 
dentro do teu coração
e do de qualquer pessoa
(mesmo as que julgas que não).

Sou o pássaro da imaginação
que voa até na prisão
e canta por tudo e por nada
mesmo com a boca fechada.

E esta é a canção sem razão
que não serve para mais nada
senão para ser cantada
quando os amigos se vão


e ficas de novo sozinho
na solidão que começa
apenas com o passarinho
dentro da tua cabeça.



A Ana quer

A Ana quer
nunca ter saído
da barriga da mãe.
Cá fora está-se bem,
mas na barriga também
era divertido.

O coração ali à mão,
os pulmões ali ao pé,
ver como a mãe é
do lado que não se vê.

O que a Ana mais quer ser
quando for grande e crescer
é ser outra vez pequena:
não ter nada que fazer
senão ser pequena e crescer
e de vez em quando nascer
e voltar a desnascer.


12 comentários:

  1. Eu gosto muito do poema "A Ana quer" acho-o muito interessante. ;)

    ResponderEliminar
  2. desconheço este poema e escritor .

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito destes poemas :)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho este poema muito interessante!
    Acho que é um poema que tem interesse publico e a sua "história" da entusiasmo para ler......
    E um bom poema que tem um título interessante"O pássaro de cabeça".
    O poema retrata um pássaro que gosta de cantar, brincar.... e tem muita imaginação!
    Este poema e aconselhava para qualquer pessoa pois, tem diversão e mostra ser um bom poema

    ResponderEliminar
  5. Eu acho os dois poemas intressantes.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto dos dois poemas acho interessante.

    ResponderEliminar
  7. Achei interessante os poemas, o conteúdo dos poemas muito interessante a parte da rima e assim muito elaborado =)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho os poemas muito interessantes e muito apelativos.

    ResponderEliminar
  9. Eu acho estes dois poemas interessantes, pois apesar de nao ter nenhuma conclusão, tem os dois um pouco de sentido, pois " A Ana quer" retrata uma adolescente que quer voltar a ser criança e voltar a estar na barriga da mae, o que é normal , pois quando somos adolescentes não queremos crescer. Tambem acho que é um poema que pode interessar a grande parte do publico. Estes dois poemas na minha opinião tem bastante imaginação pois os dois, principalmente " O pássaro da cabeça " tem algumas partes que nos próprios nunca pensamos escrever num poema. ;)

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito de ambos os poemas principalmente do primeiro retratando um pássaro imaginário.

    ResponderEliminar
  11. Achamos os poemas muito cativantes, pois fala sobre a imaginação, os sonhos e o ser criança










































    ResponderEliminar
  12. Não conheço o poema, mas achei interessante!

    ResponderEliminar