terça-feira, 1 de março de 2016

3ª Sessão Educar com Cinema...do notável realizador japonês Hayao Miyazaki, através do seu filme Ponyo à beira mar...










          Sexta-feira, dia 26 de fevereiro, a Escola recebeu a “visita” , maravilhosa obra de animação de características românticas e fantásticas, inspirada no célebre conto “A pequena sereia” de Hans Christian Andersen. A narrativa de Ponyo surpreendeu os presentes (muitos miúdos e também graúdos) pelo seu universo cheio de cores e magia, que mistura com extraordinária imaginação e criatividade universos tão distintos como o real e o imaginário.

         O filme contempla várias referências a lendas orientais e explora alguns dos sentimentos mais profundos do ser humano, como o amor, a amizade, a beleza, a pureza, a inocência e a bondade. Faz também uma crítica à poluição dos mares e à caça abusiva, portanto, aos excessos do Homem e às suas destrutivas consequências para com a Natureza.

        Foi mais uma sessão de Educar com Cinema, que já vai na sua 3ª edição, e cuja temática desta vez foi “A Amizade”. Esta sessão contou com a presença especial da Presidente da Associação de Pais, Glória Cabreiro, que, juntamente com diretor do Cineclube de Joane, Vítor Ribeiro, promoveram uma reflexão em torno das questões levantadas pelo filme, que contou com a adesão e contributos do público. O género de animação, que tantas vezes se confunde e se pensa ser unicamente dirigido ao público infantil, teve aqui o seu revés, pois os adultos pareceram ter ficado rendidos a esta forma de fazer animação. Escusado será dizer que as crianças saíram maravilhadas.

      A noite terminou com a leitura, pela voz da convidada Glória Cabreiro, de um excerto do livro “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, que salientou a importância da amizade e da necessidade de nos cativarmos uns aos outros. Às palavras e reflexões, juntaram-se as bebidas quentes e os doces, que tornaram este final de dia, frio e chuvoso, num momento que se nos apeteceu prolongar…

        Educar com Cinema regressa no início do terceiro período. Esteja atento à programação!








Sem comentários:

Enviar um comentário