terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Livro do mês de janeiro






José Vaz
Nasceu em Rego Pinheiro, em Avintes, a 11 de Janeiro de 1940, onde passou toda a sua infância e juventude. Fez a sua instrução primária nas escolas do Magarão e de Cabanões.
      Começou a trabalhar com onze anos como torneiro de madeira, sendo depois pintor de medalhas, cravador de joias, empregado de escritório e controlador fabril até que, em Setembro de 1966, ingressou na antiga Companhia União Fabril Portuense – CUFP/UNICER (Fábrica da Cerveja) onde desempenhou as funções de empregado de escritório, operador de psicometria, analista de profissões e responsável pela área social.
     Foi percussionista (caixa) na Banda Musical de Avintes, entre 1952 e 1961.
     Iniciou os seus estudos secundários com 22 anos e, aos 62, após ter sido pré-reformado pela Fábrica da Cerveja, ingressou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, licenciando-se com distinção em História e, em Novembro de 2011, foi-lhe atribuído pela mesma faculdade o grau de Mestre em História Contemporânea.
     Foi ator, encenador, cravador de joias e autor de textos de teatro para crianças.
     Em 1983, iniciou a sua atividade literária para a área da infância e a sua obra "Para Sonhar com Borboletas Azuis" foi distinguida com a publicação no catálogo de 1987 da "The Withe Ravens – A Selection of International Children's and Youth Literature", de Munique. A sua obra "O Nó da Corda Amarela" ganhou, em 1989, o 1º Prémio de Literatura Infantil-Cidade de Montijo. As suas obras, "Alzira, a santa suplente", "A Máquina de Fazer Palavras" e "Hoje é Natal!", foram selecionadas em 2000, 2001 e 2002, respetivamente, para as Olimpíadas da Leitura. Em 1989, foram-lhe atribuídas pela Câmara de Vila Nova de Gaia um Público Louvor e a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro.
Integra o "Dicionário Cronológico de Autores Portugueses", o "Dicionário de Literatura Infantil Portuguesa", a "Breve História da Literatura para Crianças em Portugal" e o atual "Plano Nacional de Leitura".
Foi um dos fundadores da Ilha Mágica – Projeto para a Infância e Juventude, sendo atualmente o seu Presidente da Assembleia-geral.
Foi um dos fundadores da Audientis- Centro de Documentação e Investigação em História Local, sendo atualmente o seu Presidente da Direção.

Sem comentários:

Enviar um comentário