terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

6ª sessão Educar com o cinema - o ET.


Um extraterrestre em Gondifelos



É isso mesmo, leu muito bem. Não duvide das suas competências ao nível da leitura. De facto, um extraterrestre aterrou esta 6ª feira, 17 de fevereiro, em Gondifelos, mais concretamente no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas. 
Já há algum tempo que a comunidade escolar fora informada deste acontecimento.  Por isso, famílias marcaram presença para assistir ao visionamento do filme E.T. O extraterrestre, obra-prima do realizador Steven Spielberg, de 1982, que conta a história de uma amizade especial entre um extraterrestre, deixado por engano na Terra, e um miúdo, Elliot, que o esconde e protege dos adultos.
Durante duas horas, o público deixou-se seduzir pela simpatia, ternura e inteligência deste alienígena e pela relação que se construiu entre ele e o menino. Foi maravilhoso observar crianças a saltar da cadeira, a suspirar, a reter a respiração, a desviar o rosto do ecrã, a torcer por um final feliz. Eles, e nós, adultos, sentimo-nos invadidos por sentimentos e forças que irão certamente permanecer por muito tempo. Como dizia, a dada altura, o Sr. Padre Vítor Ribeiro, convidado especial desta sessão, a propósito do regresso do ET à sua terra, as memórias e os sentimentos perduram para lá da existência física.
O adiantado da hora e o apetite por algo quente e doce puseram fim à conversa em torno do filme e abriram lugar ao habitual chá com bolo  e as crianças tiveram ainda direito a guloseimas.
“Será que eles existem? Será que andam por aí?”, dizia um pai no final do filme….

Educar com Cinema volta no final de março. Venha ver a tela encher-se de cor, luz, som e emoção numa sala acolhedora, com alguém sempre à sua espera.
Equipa da BE

Sem comentários:

Enviar um comentário