terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

6ª sessão Educar com o cinema - o ET.


Um extraterrestre em Gondifelos



É isso mesmo, leu muito bem. Não duvide das suas competências ao nível da leitura. De facto, um extraterrestre aterrou esta 6ª feira, 17 de fevereiro, em Gondifelos, mais concretamente no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas. 
Já há algum tempo que a comunidade escolar fora informada deste acontecimento.  Por isso, famílias marcaram presença para assistir ao visionamento do filme E.T. O extraterrestre, obra-prima do realizador Steven Spielberg, de 1982, que conta a história de uma amizade especial entre um extraterrestre, deixado por engano na Terra, e um miúdo, Elliot, que o esconde e protege dos adultos.
Durante duas horas, o público deixou-se seduzir pela simpatia, ternura e inteligência deste alienígena e pela relação que se construiu entre ele e o menino. Foi maravilhoso observar crianças a saltar da cadeira, a suspirar, a reter a respiração, a desviar o rosto do ecrã, a torcer por um final feliz. Eles, e nós, adultos, sentimo-nos invadidos por sentimentos e forças que irão certamente permanecer por muito tempo. Como dizia, a dada altura, o Sr. Padre Vítor Ribeiro, convidado especial desta sessão, a propósito do regresso do ET à sua terra, as memórias e os sentimentos perduram para lá da existência física.
O adiantado da hora e o apetite por algo quente e doce puseram fim à conversa em torno do filme e abriram lugar ao habitual chá com bolo  e as crianças tiveram ainda direito a guloseimas.
“Será que eles existem? Será que andam por aí?”, dizia um pai no final do filme….

Educar com Cinema volta no final de março. Venha ver a tela encher-se de cor, luz, som e emoção numa sala acolhedora, com alguém sempre à sua espera.
Equipa da BE

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Recursos Educativos Digitais - Pré Escolar e 1º Ciclo






Clica AQUI e aprende muito!!!!
👶



Texto da semana...Felicidade Eterna ..

Resultado de imagem para ALFREDO CUNHA MIUDOS

Antigamente todos os contos para crianças terminavam com a mesma frase, e foram felizes para sempre, isto depois de o Príncipe casar com a Princesa e de terem muitos filhos. Na vida, é claro, nenhum enredo remata assim. As Princesas casam com os guarda-costas, casam com os trapezistas, a vida continua, e os dois são infelizes até que se separam. Anos mais tarde, como todos nós, morrem. Só somos felizes, verdadeiramente felizes, quando é para sempre, mas só as crianças habitam esse tempo no qual todas as coisas duram para sempre. 

José Eduardo Agualusa, in 'O Vendedor de Passados' 

História da águia e a coruja...





Resultado de imagem para historia da aguia e da coruja

Conta uma fábula portuguesa que a coruja encontrou a águia, e disse-lhe:


– O águia, se vires uns passarinhos muito lindos num ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá, não os comas, que são os meus filhos.
A águia prometeu-lhe que os não comeria. Majestosamente, agitou as suas enormes asas e foi voando, voando,  até que encontrou  um ninho de coruja numa árvore e comeu as corujinhas.
Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comigo os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:
– O águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não comerias os meus filhinhos e mataste-os todos!
– Eu encontrei umas corujas pequenas num ninho, todas depenadas, sem bico, e com os olhos tapados, e comi-as.
Respondeu a ave. – Como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não eram esses.
– Pois eram esses mesmos. Lamentou-se a coruja.
– Pois então queixa-te de ti, que é que me enganaste com a tua cegueira.

Sugestão de cinema...


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Desafio do mês de fevereiro







Desafio: Este mês celebramos a amizade. Através de desenho, pintura, recorte, colagem, dobragem, ou outra técnica à tua escolha, mostra o que é para ti a AMIZADE.
                 Os melhores trabalhos serão premiados.

Livro do mês de fevereiro