José Luís Peixoto,
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
O Pior Medo é o Medo de Nós Próprios...
José Luís Peixoto,
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Momento de poesia...Voz de Outono de Antero de Quental
Ouve tu, meu cansado coração,
O que te diz a voz da Natureza:
— «Mais te valera, nú e sem defesa,
Ter nascido em aspérrima solidão,
Ter gemido, ainda infante, sobre o chão
Frio e cruel da mais cruel
deveza, Do que embalar-te a Fada da Beleza,
Como embalou, no berço da Ilusão!
Mais valera à tua alma visionária
Silenciosa e triste ter passado
Por entre o mundo hostil e a turba vária,
(Sem ver uma só flor, das mil, que amaste)
Com ódio e raiva e dor... que ter sonhado
Os sonhos ideais que tu sonhaste!» —
Antero de Quental, in "Sonetos"
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Quadra e advinhas do S.Martinho..
QUADRAS
Ó meu rico S. Martinho,
Gosto muito das tuas castanhinhas
Adoro-as muito
De preferência bem quentinhas.
Catarina
Araújo, 5º 1
O S. Martinho é solidário,
Partilhou a sua capa com o mendigo,
Comeu castanhas quentinhas
E ganhou um novo amigo.
Prof.ª
Rosa Dias
Sei bem o que vou dizer:
No dia de S. Martinho
Há sempre festa a valer
Com castanhas e bom vinho.
Dª Cristina
Coutinho
O verão de S. Martinho
Chega sempre à hora certa
Traz castanhas e bom vinho
Da pipa que fica aberta.
Luísa
Faria, 5º 2
No dia de S. Martinho,
Os ouriços abrem
Comemos castanhas
Que bem que sabem.
Tatiana
Pereira, 5º2
O S. Martinho chegou
Com castanhas bem quentinhas
Saltou a fogueira
Com as amiguinhas
Beatriz
Silva, 5º 1
Quando o frio chega
Assam-se as castanhas no quentinho
Abre-se a pipa na adega
É tempo de provar o vinho
Prof.
António Paulo Gonçalves
On célèbre au Portugal
La fête de Saint Martin
On mange des châtaignes
Et on boit du bon vin.
Luísa
Faria, 5º 2 e profª Rosa Dias
Les adultes et les enfants
Trouvent la fête une merveille
On joue, on mange, on rigole
Et normalement brille le soleil.
Luísa
Faria, 5º 2 e profª Rosa Dias
C’est une fête chouette
Où la châtaigne est reine
On saute les feux de Saint Martin
Le vin coule à la fontaine.
Luísa
Faria, 5º 2 e profª Rosa Dias
ADIVINHAS
1
Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete
2
Se me rio… de mim sai uma donzela
Mais donzela do que eu
Ela vai com quem a leva
Eu fico com quem me deu
3
Qual a coisa qual e ela
Tem três capas de Inverno
A segunda é lustrosa
A terceira é amargosa
4
Tem casca bem guardada
Ninguém lhe pode mexer
Sozinha ou acompanhada
Em Novembro nos vem ver
Soluções:
1- Castanha
2- Ouriço
3- Castanha
4- Castanha
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Texto da semana...O Ideal é a Vida..
A nossa vida sem ideais nenhuns, toda quotidiana, quer no presente quer pelo pensamento do futuro. Perdendo a religião, nada reavemos para a substituir; nem arte, porque a arte é, como religião, para muito poucos; nem ciência, que é para menos ainda, nem filosofia, que é para quase nenhuns.
Não me refiro à conducta mas a ideais. Uma sociedade nunca pode ser grande nem pura sem ideais, porque na moral que nasce, na moral para uso quotidiano e de quotidiana origem, caberá uma certa decência, uma honestidade, razoáveis instintos humanitários, mas não uma nobreza de qualquer espécie, não uma grandeza de carácter. E o ponto importante é este. O ideal é a vida; vamos perdendo o ideal, e a nossa vitalidade vai diminuindo tristemente.
Fernando Pessoa, 'Inéditos'
Não me refiro à conducta mas a ideais. Uma sociedade nunca pode ser grande nem pura sem ideais, porque na moral que nasce, na moral para uso quotidiano e de quotidiana origem, caberá uma certa decência, uma honestidade, razoáveis instintos humanitários, mas não uma nobreza de qualquer espécie, não uma grandeza de carácter. E o ponto importante é este. O ideal é a vida; vamos perdendo o ideal, e a nossa vitalidade vai diminuindo tristemente.
Fernando Pessoa, 'Inéditos'
Subscrever:
Mensagens (Atom)






