sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Gondifelos...origem da palavra...





Gondifelos
Do antropónimo germânico Gundefrelus, 'Gundefrelo'. Tem o derivado Gondifelinhos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016


É já na próxima semana  que se realiza a 8ª edição do Concurso de Leitura Expressiva.

No dia 16/02 terá lugar a leitura expressiva em Francês

No dia 17/02 será a vez dos alunos a sua capacidade de leitura em Inglês.

No dia 18/02 os textos serão declamados na nossa língua materna.

Em ano de Jogos Olímpicos o tema selecionado é o Desporto.

Boa sorte para todos os participantes deste evento. 





Gondifelos olhares....

Antigo apeadeiro da estação ferroviária de Gondifelos
Ponte medieval de Gondifelos


Ponte pedonal sobre o Rio Este







Texto da semana...Vencer o Medo


Parecemos estar hoje animados quase exclusivamente pelo medo. Receamos até aquilo que é bom, aquilo que é saudável, aquilo que é alegre. E o que é o herói? Antes de mais, alguém que venceu os seus medos. É possível ser-se herói em qualquer campo; nunca deixamos de reconhecer um herói quando este aparece. A sua virtude singular é o facto de ele ser um só com a vida, um só consigo próprio. Tendo deixado de duvidar e de interrogar, acelera o curso e o ritmo da vida. O cobarde, par contre, procura deter o fluxo da vida. E claro que não detém nada, a menos que se detenha a si próprio. A vida continua sempre a avançar, quer nos portemos como cobardes, quer nos portemos como heróis. A vida não impõe outra disciplina - se ao menos o soubéssemos compreender! - para além de a aceitarmos tal como é. Tudo aquilo a que fechamos os olhos, tudo aquilo de que fugimos, tudo aquilo que negamos, denegrimos ou desprezamos, acaba por contribuir para nos derrotar. O que nos parece sórdido, doloroso, mau, poderá tornar-se numa fonte de beleza, alegria e força, se o enfrentarmos com largueza de espírito. Todos os momentos são momentos de ouro para os que têm a capacidade de os ver como tais. A vida é agora, são todos os momentos, mesmo que o mundo esteja cheio de morte. A morte só triunfa ao serviço da vida. 

Henry Miller


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Momento de poesia..Os Meus Pensamentos são Todos Sensações











Sou um guardador de rebanhos. 
O rebanho é os meus pensamentos 
E os meus pensamentos são todos sensações. 
Penso com os olhos e com os ouvidos 
E com as mãos e os pés 
E com o nariz e a boca. 
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la 
E comer um fruto é saber-lhe o sentido. 
Por isso quando num dia de calor 
Me sinto triste de gozá-lo tanto. 
E me deito ao comprido na erva, 
E fecho os olhos quentes, 
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, 
Sei a verdade e sou feliz. 


Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema IX" 







Texto da semana...Instinto de Rebanho


Em toda a parte onde encontramos uma moral encontramos uma avaliação e uma classificação hierárquica dos instintos e dos actos humanos. Essas classificações e essas avaliações são sempre a expressão das necessidades de uma comunidade, de um rebanho: é aquilo que aproveita ao rebanho, aquilo que lhe é útil em primeiro lugar - e em segundo e em terceiro -, que serve também de medida suprema do valor de qualquer indivíduo. A moral ensina a este a ser função do rebanho, a só atribuir valor em função deste rebanho. Variando muito as condições de conservação de uma comunidade para outra, daí resultam morais muito diferentes; e, se considerarmos todas as transformações essenciais que os rebanhos e as comunidades, os Estados e as sociedades são ainda chamados a sofrer, pode-se profetizar que haverá ainda morais muito divergentes. A moralidade é o instinto gregário no indivíduo. 
Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência' 

Rádio Mais












No dia 22 de janeiro, os colaboradores da Rádio Mais do Agrupamento de Escolas de Gondifelos participaram pela primeira vez no «Fórum Jovens e os Média 2016», na casa da Juventude, em Famalicão. Os oito colaboradores mostraram-se recetivos à iniciativa promovida pela Editave Multimédia. A labuta foi frutífera, pois a oportunidade de experimentarem e realizarem uma emissão ligada à esfera da comunicação social revelaram-se um verdadeiro desafio para estes alunos.
Chegou o dia e a ansiedade e o nervosismo iniciais foram dissipados pela simpatia e pela descontração dos presentes.
A emissão da Rádio Mais, em direto da Casa da Juventude, começou pelas 15:15h com as habituais rubricas de sexta-feira. Os colaboradores, ainda principiantes, deram destaque à música portuguesa, às atividades realizados na escola de Gondifelos, à língua portuguesa com a rubrica «Caça ao erro», ao humor e ao empreendedorismo, tema selecionado para esta emissão, com a presença da responsável do projeto Meia dúzia, D. Andreia Silva, exemplo de alguém que levou a bom porto o seu sonho.
O resultado foi bastante gratificante e os alunos gostaram imenso da experiência. Esperamos que, com esta iniciativa, reconheçam a importância do saber comunicar em público e o quão é indispensável a confiança e a luta para a concretização dos projetos. Findo citando António Gedeão «O sonho comanda a vida».