CLICA NA IMAGEM PARA SABERES O QUE FOI O 25 DE ABRIL A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS...
quarta-feira, 27 de abril de 2016
terça-feira, 19 de abril de 2016
4ª Sessão Educar com Cinema ....
4ª Sessão Educar com Cinema
A noite de
sexta-feira, 15 de abril,
reuniu alguns resistentes que enfrentaram o tempo pouco convidativo para
participar na 4ª sessão de Educar com
Cinema. Após uma breve retrospetiva das sessões anteriores pelo Diretor da
Escola e feita a introdução ao filme pelo Diretor do Cineclube de Joane, eis
que o ecrã se encheu das primeiras imagens do filme Monnfleet (O Tesouro do Barba Ruiva) de Fritz Lang.
O filme conta a história de um
adolescente, John Mohune, que vai visitar um contrabandista, Fox. Entre os dois
desenvolve-se uma forte amizade. Fox vê-se obrigado a fugir depois de ter sido
denunciado. John segue-o e juntos descobrem um célebre diamante, o tesouro do
Barba Ruiva. Fox ainda pensa fugir com o tesouro e abandonar John, mas acaba
por entregá-lo ao amigo. É um filme sobre a infância, com os seus medos e
fantasmas, vistos pelo olhar de uma criança, um olhar sobre o mundo dos
adultos. De um lado, vemos John Mohune a caminhar para o fim da inocência, a
transformar-se num “homenzinho”, por outro, Fox, o patife famoso que procura
recuperar um estado de amor-próprio e reparar o passado.
Este filme, com quase 50 anos, gerou
diálogo entre os presentes. O convidado especial desta sessão, Sr. José
Fonseca, Chefe dos Escuteiros de Gondifelos, procurou transpor a
mensagem/conteúdo do filme para o campo de ação dos escuteiros, nomeadamente a
questão da descoberta, da aventura e da promoção de valores. A presença de
adultos e de adolescentes, a troca de ideias entre ambos, proporcionou uma
leitura e um olhar mais rico sobre o filme.
Com o aproximar do fim do ano letivo,
Educar com Cinema prepara-se também
para a sua última sessão. Brevemente, data e filme serão anunciados. Não deixe
de estar presente e de partilhar comentários e emoções.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Concurso literário de Conto de Natal de 2015 patrocinado pela Biblioteca Escolar José Gustavo
Mais uma vez a nossa escola teve resultados meritórios no concurso literário ocorrido este ano e subordinado ao tema do Natal.
A nossa escola teve dois terceiros lugares uma menção honrosa e dois primeiros lugares.
No escalão A a aluna Sara Alexandre da Silva do 4º G recebeu uma menção honrosa.
No escalão B Pedro Manuel Fonseca do 6º 2 teve o 1º prémio e Afonso Quartas do 6º 1 recebeu o 3º prémio.
No escalão C Eduardo Gomes recebeu o 1º prémio e o Filipe Costa recebeu o 3º prémio.
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Concurso de leitura expressiva IX
Os vencedores desta edição foram os seguintes:
Português
1º ciclo
4º G - Ana Rita Machado
2º ciclo
5º 1 - Márcia Oliveira
3º ciclo
7º1 - Inês Matos
Inglês
2º ciclo
6º 2 - Mariana Borges Martins
3º ciclo
9º 3 -Maria João Oliveira Mendes
Francês
9º 1 - Maria João Barbosa
Menção Honrosa
7º 3 - Sérgio Alexandre Silva Ferreira
PARABÉNS AOS VENCEDORES E A TODOS OS PARTICIPANTES!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



