domingo, 12 de fevereiro de 2017

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Desafio do mês de fevereiro







Desafio: Este mês celebramos a amizade. Através de desenho, pintura, recorte, colagem, dobragem, ou outra técnica à tua escolha, mostra o que é para ti a AMIZADE.
                 Os melhores trabalhos serão premiados.

Livro do mês de fevereiro





segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Texto da semana....Quando Está Frio no Tempo do Frio

Resultado de imagem para tempo frio na aldeia alfredo cunha

Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável, 
Porque para o meu ser adequado à existência das cousas 
O natural é o agradável só por ser natural. 

Aceito as dificuldades da vida porque são o destino, 
Como aceito o frio excessivo no alto do Inverno — 
Calmamente, sem me queixar, como quem meramente aceita, 
E encontra uma alegria no fato de aceitar — 
No fato sublimemente científico e difícil de aceitar o natural inevitável. 

Que são para mim as doenças que tenho e o mal que me acontece 
Senão o Inverno da minha pessoa e da minha vida? 
O Inverno irregular, cujas leis de aparecimento desconheço, 
Mas que existe para mim em virtude da mesma fatalidade sublime, 
Da mesma inevitável exterioridade a mim, 
Que o calor da terra no alto do Verão 
E o frio da terra no cimo do Inverno. 

Aceito por personalidade. 
Nasci sujeito como os outros a erros e a defeitos, 
Mas nunca ao erro de querer compreender demais, 
Nunca ao erro de querer compreender só corri a inteligência, 
Nunca ao defeito de exigir do Mundo 
Que fosse qualquer cousa que não fosse o Mundo. 

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos" 

Heterónimo de Fernando Pessoa 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Vencedores dos desafios de leitura do 1º trimestre



Os professores selecionaram os livros e propuseram-nos aos alunos. Os alunos leram, aceitaram o desafio e responderam ao quiz na plataforma moodle.

4º Ano

5º Ano
6º Ano


7º Ano


8º Ano


9º Ano









Todos os leitores ganharam mais vocabulário, mais conhecimento e mais saúde.

Os vencedores serão contemplados com um livro.


Parabéns a todos os envolvidos!





Texto da semana....A Saúde é Essencial à Felicidade..

Resultado de imagem para saude  foto gif animado

Para saber o quanto a nossa felicidade depende da jovialidade do ânimo e este do estado de saúde, é preciso comparar a impressão que as mesmas situações ou eventos exteriores provocam em nós nos dias de saúde e vigor com aquela produzida por eles quando a doença nos deixa aborrecidos e angustiados. O que nos torna felizes ou infelizes não é o que as coisas são objectiva e realmente, mas o que são para nós, na nossa concepção. É o que anuncia Epicteto: O que comove os homens não são as coisas, mas a opinião sobre elas. Em geral, 9/10 da nossa felicidade repousam exclusivamente sobre a saúde. Com esta, tudo se torna fonte de deleite. Pelo contrário, sem ela, nenhum bem exterior é fruível, seja ele qual for, e mesmo os bens subjectivos restantes, os atributos do espírito, do coração, do temperamento, tornam-se indisponíveis e atrofiados pela doença. Sendo assim, não é sem fundamento o facto de as pessoas se perguntarem umas às outras, antes de qualquer coisa, pelo estado de saúde e desejarem mutuamente o bem-estar. Pois realmente a saúde é, de longe, o elemento principal para a felicidade humana. Por conta disso, resulta que a maior de todas as tolices é sacrificá-la, seja pelo que for: ganho, promoção, erudição, fama, sem falar da volúpia e dos gozos fugazes. Na verdade, deve-se pospor tudo à saúde. 

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'