segunda-feira, 15 de maio de 2017
8ª sessão Educar com Cinema
O Sol brilhou nas salas
do Pré
Na segunda-feira, 8 de
maio, esteve um belo dia de Sol, maravilhoso para passear e visitar o mar.
A equipa da Biblioteca
Escolar cumpriu o seu plano de atividades e levou o Sol e a praia para “dentro”
da sala de aula, através da projeção de um pequeno filme, de 6 minutos, chamado
“Dia de Sol”, do realizador alemão Gil Alkabetz. Neste filme, o Sol nasce, como
todas as manhãs, mas descobre que não é tão bem-vindo como esperava.
Após o seu visionamento,
a Profª Rosa dialogou com as crianças sobre a narrativa do filme e da reflexão
conjunta abordaram-se brevemente as temáticas da rotina diária, da importância
do pequeno-almoço e especialmente da sensibilização para a proteção solar. As
crianças do Pré-escolar de Cavalões, de Outiz e de Gondifelos compreenderam que
há momentos no dia em que o Sol é saudável e outros em que a exposição a ele,
sem os cuidados necessários, é perigoso.
A seguir a uma segunda visualização,
as meninas e os meninos realizaram uma atividade que consistiu na colocação de doze
fotogramas do filme num painel com duas cores: a área vermelha (momentos do dia
em que a exposição ao Sol é prejudicial) e a verde (em que o Sol é benéfico).
Aprenderam assim como se protegerem, nomeadamente usando chapéu e óculos de sol,
procurando a sombra e na praia colocando guarda-sol e escondendo-se na barraca.
O painel ficou afixado na
sala de aula não só como recordação deste dia com cinema, mas sobretudo para
recordar algumas precauções a ter com o Sol.
O filme termina com as
personagens a aplaudir e a fotografar o magnífico por-do-sol. A profª Sandra
Rocha, da equipa da BE utilizou também a máquina fotográfica para captar este
momento delicioso com os mais novos.
A equipa vai fazer o
possível para voltar em junho.
terça-feira, 2 de maio de 2017
Livro do mês de maio
sexta-feira, 21 de abril de 2017
Frase da semana...

"O valor de um ser humano reside na capacidade de ir além de ele próprio, de sair de dentro de si próprio, de existir dentro de si próprio e para as outras pessoas."
Milan Kundera
Os Erros....texto da semana...
A confusão a fraude os erros cometidos
A transparência perdida — o grito
Que não conseguiu atravessar o opaco
O limiar e o linear perdidos
Deverá tudo passar a ser passado
Como projecto falhado e abandonado
Como papel que se atira ao cesto
Como abismo fracasso não esperança
Ou poderemos enfrentar e superar
Recomeçar a partir da página em branco
Como escrita de poema obstinado?
Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas"
A transparência perdida — o grito
Que não conseguiu atravessar o opaco
O limiar e o linear perdidos
Deverá tudo passar a ser passado
Como projecto falhado e abandonado
Como papel que se atira ao cesto
Como abismo fracasso não esperança
Ou poderemos enfrentar e superar
Recomeçar a partir da página em branco
Como escrita de poema obstinado?
Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas"
quinta-feira, 6 de abril de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)







