terça-feira, 30 de maio de 2017
Texto da semana...A História da Humanidade em Três Palavras..
Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse. Ao cabo de vinte anos, o sábio voltou e a sua história ocupava agora apenas cinquenta volumes; mas o rei, já velho demais para ler tantos livros volumosos, pediu-lhe que a fosse abreviar mais uma vez. Passaram-se de novo vinte anos, e o sábio, velho e encanecido, trouxe um único volume com os conhecimentos que o rei procurara; este, porém, estava deitado no seu leito de morte, nem tinha mais tempo de ler sequer aquilo. Aí o sábio deu-lhe a história da humanidade numa única linha: "Nasceram, sofreram, morreram".
Somerset Maugham, in "A Servidão Humana"
Somerset Maugham, in "A Servidão Humana"
segunda-feira, 22 de maio de 2017
segunda-feira, 15 de maio de 2017
8ª sessão Educar com Cinema
O Sol brilhou nas salas
do Pré
Na segunda-feira, 8 de
maio, esteve um belo dia de Sol, maravilhoso para passear e visitar o mar.
A equipa da Biblioteca
Escolar cumpriu o seu plano de atividades e levou o Sol e a praia para “dentro”
da sala de aula, através da projeção de um pequeno filme, de 6 minutos, chamado
“Dia de Sol”, do realizador alemão Gil Alkabetz. Neste filme, o Sol nasce, como
todas as manhãs, mas descobre que não é tão bem-vindo como esperava.
Após o seu visionamento,
a Profª Rosa dialogou com as crianças sobre a narrativa do filme e da reflexão
conjunta abordaram-se brevemente as temáticas da rotina diária, da importância
do pequeno-almoço e especialmente da sensibilização para a proteção solar. As
crianças do Pré-escolar de Cavalões, de Outiz e de Gondifelos compreenderam que
há momentos no dia em que o Sol é saudável e outros em que a exposição a ele,
sem os cuidados necessários, é perigoso.
A seguir a uma segunda visualização,
as meninas e os meninos realizaram uma atividade que consistiu na colocação de doze
fotogramas do filme num painel com duas cores: a área vermelha (momentos do dia
em que a exposição ao Sol é prejudicial) e a verde (em que o Sol é benéfico).
Aprenderam assim como se protegerem, nomeadamente usando chapéu e óculos de sol,
procurando a sombra e na praia colocando guarda-sol e escondendo-se na barraca.
O painel ficou afixado na
sala de aula não só como recordação deste dia com cinema, mas sobretudo para
recordar algumas precauções a ter com o Sol.
O filme termina com as
personagens a aplaudir e a fotografar o magnífico por-do-sol. A profª Sandra
Rocha, da equipa da BE utilizou também a máquina fotográfica para captar este
momento delicioso com os mais novos.
A equipa vai fazer o
possível para voltar em junho.
terça-feira, 2 de maio de 2017
Livro do mês de maio
Subscrever:
Mensagens (Atom)








