terça-feira, 22 de junho de 2010

Homenagem a Saramago

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
José Saramago

domingo, 20 de junho de 2010

O Sorriso estrelado

A professora Sílvia Rodrigues foi quem escreveu esta magnífica história e a professora Carla Ferreira contou-a de uma forma muito graciosa. No final, houve um atelier pelos alunos da turma 8º 3, que ensinaram os mais pequenos a construir um barco e uma estrela de papel. Sorrisos amarelos não houve, só sorrisos estrelados!

terça-feira, 15 de junho de 2010

O Cinema e a Escola



François, um professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar no liceu de um bairro problemático em Paris.
Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
As culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem dentro da sala de aula, um microcosmos da França contemporânea. Apesar de divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho mal pago.
François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos. Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Festa de despedida dos Ajudantes da Biblioteca


A BE agradece aos Ajudantes a colaboração ao longo do ano. No fim, a festa e os agradecimentos merecidos.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial da criança

No Dia Mundial da Criança a Biblioteca associou-se às comemorações e foi uma grande festa! Houve música, dança, poesia e histórias, como não podia deixar de ser neste dia!