sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

JUSTIÇA PARA TOD@S ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

 


    No dia 11 de dezembro, altura em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 14 jovens do Agrupamento de Escolas de Gondifelos e Encarregada de Educação deslocaram-se ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão para protagonizarem uma simulação de julgamento, orientados pelo Mm. º Juiz Pedro Oliveira.



Trata-se do Projeto "Justiça para Tod@s”, um projeto proposto pela Educadora Social do AEG, onde se pretende a promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito. Um projeto que permite o trabalho interdisciplinar, abrangendo disciplinas como: Cidadania e Desenvolvimento, Português, Francês e História.

A turma 7º3, direção de turma da Profª Deolinda Henriques escolheu um caso de “Tráfico de Seres Humanos”, e contou com a preciosa ajuda dos Advogados Tutores Dra. Alexandra Novais e Dr. Luís Ângelo Oliveira. Neste caso, o arguido negou todos os factos, mas deram-se como provados parte dos factos apresentados pela acusação e pelo Ministério Público e o Conselho de Juízes aplicou uma pena de prisão efetiva de 5 anos e 6 meses, não havendo lugar a recurso.

Foi ainda possível aproveitar esta visita para conhecer as instalações do Tribunal, nomeadamente as celas, as salas de testemunhas e as salas de reconhecimento.


Este projeto mantém-se no Agrupamento ao longo de vários anos, contando com a ligação à comunidade, através da parceria com a Ordem dos Advogados de Vila Nova de Famalicão e do Tribunal da Comarca de Famalicão.

Deixamos, desde já, um agradecimento especial aos advogados tutores que dedicam do seu tempo de forma graciosa para contribuir para desenvolvimento cívico e social dos nossos jovens, assim como à Ordem dos Advogados de Famalicão e ao próprio Tribunal de Braga e Vila Nova de Famalicão, que tudo têm feito de forma célere para que seja possível levar a cabo esta iniciativa tão valiosa.

 


A equipa Justiça para Tod@s: Diana Silva, Deolinda Henriques, Delfina Pinheiro, Rosa Silva, Carla Castelo Branco, Isabel Oliveira

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

DIREITOS HUMANOS

 



Comemora-se hoje o Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

Embora reconhecidos universalmente, os Direitos Humanos enfrentam diversos desafios num mundo marcado por desigualdades, conflitos e mudanças rápidas

Por isso, cabe a cada indivíduo, organização e governo promover e defender esses princípios, salvaguardando a sua implementação a todos os níveis.




O nosso Agrupamento não ficou indiferente e proporcionou várias atividades no âmbito da Cidadania, uma vez que aprender sobre, através e para os Direitos Humanos é uma prioridade nos dias de hoje.

Assim esta data foi assinalada de diversas formas: exposição de trabalhos, no âmbito da disciplina de EMRC e Cidadania/projetos e uma performance, no âmbito da disciplina de Francês.



Associado à comemoração do Dia Universal dos Direitos da Criança, que se assinala a 20 de novembro, as turmas do 5º ano participaram numa sessão de sensibilização para os Direitos Humanos intitulada “Um passo em Frente”.


Estas iniciativas pretendem capacitar os nossos alunos enquanto cidadãos responsáveis e sensibilizar a comunidade escolar para a defesa dos Direitos Humanos.




segunda-feira, 25 de novembro de 2024

FEIRINHO DO LIVRO

 Vem e aprecia!



Escolhe um presente para tornares melhor o teu dia!


sexta-feira, 22 de novembro de 2024

CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO XADREZ

 

    

No dia 19 de novembro de 2024 celebrou-se o Dia Mundial de Xadrez no AEG. A iniciativa pretendeu ser uma atividade lúdica e sem pretensões de ser uma competição, acontecendo durante os intervalos dos alunos. Fomentaram-se, assim, as relações interpessoais e um são convívio entre todos.

É bom saber jogar xadrez! Queremos mais conhecedores de xadrez!




LIVROS E LEITURAS, ARTES E TERNURAS

 


A Biblioteca Escolar assume a promoção da leitura como uma estratégia central do seu plano de atividades, concretizando ações formais e não formais que contribuem para a criação do gosto e dos hábitos de leitura.



Nesta conformidade, nos dias 11, 18 e 19 de novembro, os alunos do Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo tiveram o ensejo de conhecer e adquirir dois livros novos “Miguel e Kiko no 25 de abril” e Gilberto, o cão poeta anima a Festa!”, de Gisela Silva, apresentados sob a forma da arte dramática pelas atrizes Inácia Cruz e Margarida Silva, numa parceria com a editora Opera Omnia.



Entre livros, adereços teatrais, sorrisos e gargalhadas vivemos momentos artísticos de leituras participadas e muito animadas!





segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Fim da 1 guerra mundial 11 novembro de 1918..

 



CLICA NA IMAGEM ACIMA  PARA OBTERES MAIS INFORMAÇÃO.


Filmes sobre a 1 guerra mundial...Nada de novo na frente Leste (completo)


 

A falta de memória histórica leva a repetição dos acontecimentos...Guerra 1914-1918: o inferno do “Poilus”


 

Texto da semana...Moral e Guerra..

 














As leis da moral são uma invenção da humanidade para privar dos seus direitos os mais poderosos em favor dos fracos. As leis da história subvertem as leis da moral a cada passo. A validade de uma perspetiva moral nunca pode ser confirmada ou infirmada por um qualquer exame definitivo. Quando um homem cai morto num duelo, isso não demonstra que as suas ideias eram erradas. O facto de ele se ter envolvido numa tal prova apenas atesta uma nova e mais vasta perspetiva. A vontade dos duelistas de renunciar a quaisquer novas discussões, reconhecendo o carácter trivial de todo e qualquer debate, e de apelar directamente às instãncias do absoluto histórico indica claramente a pouca importância de que se revestem as opiniões e a grande importância das divergências em torno dessas mesmas opiniões. Pois a discussão é efectivamente trivial, mas o mesmo não se pode dizer das vontades opostas que a discussão pôs em relevo.
A vaidade humana é bem capaz de tocar as raias do infinito, mas o seu saber permanece imperfeito, e, por mais que ele acabe por valorizar os seus próprios juízos, em última análise vê-se obrigado a submetê-los a um tribunal superior. Na guerra, não há lugar a recurso. Aí, quaisquer considerações em torno da equidade, da rectidão e dos direitos morais são esvaziadas de todo o valor e fundamento e os pontos de vista dos litigantes são desprezados. As decisões de vida e de morte, do que há-de ser e do que não há-de ser, ultrapassam todos os critérios de certo ou errado. As escolhas desta magnitude subordinam aos seus ditames todos os dilemas menores, morais, espirituais, naturais.

Cormac McCarthy, in 'Meridiano de Sangue'

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

"ONDA ROSA" FAZ XEQUE–MATE AO CANCRO

 O Clube Liga-te, em articulação com a Biblioteca Escolar desenvolveu algumas atividades para assinalar a iniciativa Onda Rosa proposta pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, baseadas na temática do xadrez. 


As portas das salas de aula e alguns espaços comuns da escola foram decoradas com uma coroa cor-de-rosa elaborada com a colaboração dos alunos, na Biblioteca,  e cartazes,  colorindo toda a escola de forma muito apelativa para a sensibilização para a prevenção do cancro da mama.


Os alunos
Coolaboradores da Sala Mais juntaram-se a esta iniciativa e convidaram toda a comunidade a vestir-se de rosa. No dia 29 de outubro, os alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos reuniram-se no átrio da escola, participaram em danças sociais e construíram uma verdadeira Onda Rosa.



Na Biblioteca Escolar, procedeu-se à venda de brindes Onda Rosa para angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que contou com a forte adesão da comunidade.



Os alunos de 6º e 9º ano tiveram o ensejo de participar numa ação de sensibilização para a prevenção do Cancro da mama, dinamizada pela psicóloga Cristiana Castro, do Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa contra o Cancro, que utilizou as peças do jogo de xadrez para evidenciar as várias vertentes que contribuem para prevenção, salientando a necessidade de veicular a informação, insistindo na importância dos rastreios e esclarecendo as muitas dúvidas que surgiram.







Os alunos da turma 6º 2 e alguns alunos do 1º Ciclo participaram no desafio “Tabuleiros de Xadrez Rosa”, proposto pela INGKA Centres, em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e concorreram com os seus trabalhos feitos com material reciclado.



Parabéns a todos pela forte adesão a esta campanha de prevenção.




quinta-feira, 14 de novembro de 2024

CONCURSO DE LEITURA EXPRESSIVA DE EVOCAÇÃO CAMONIANA

 



No âmbito das atividades do “AEG em Festa”, a Biblioteca dinamizou o Concurso de Leitura Expressiva, que contou com a participação dos alunos dos diferentes ciclos de ensino.




Os alunos e professores selecionaram textos de evocação camoniana, que foram lidos de forma muito expressiva, com boa dicção e articulação em Português, Francês e Inglês. 




O Júri contou com a presença da professora Isabel Gouveia, que já está aposentada, mas acedeu, mais uma vez, ao convite para participar neste momento tão significativo para nós e para ela, pois fez parte da equipa da biblioteca durante muitos anos.


Também a professora Fátima Maia, recentemente aposentada, nos gratificou com a sua visita, que muito enriqueceu este momento de festa da leitura.

Alguns leitores participaram ainda na cerimónia de entrega dos prémios do Quadro de Honra com leituras que muito encantaram os colegas, professores, pais e familiares e demais elementos da comunidade. 



A equipa agradece a todos quantos contribuíram para o sucesso deste momento de leitura, alegria e partilha!


Parabéns aos leitores pela sua dedicação e boa prestação e aos vencedores, em especial que serão contemplados com um livro maravilhoso!





quarta-feira, 30 de outubro de 2024

A escola ..Outros mundos..



 

Cigarettes After Sex - Cry ..


 

Texto da semana...Caminho Recompensador..




Aquele se tenha erguido acima do cesto das esmolas e não se tenha contentado em viver ociosamente das sobras de opiniões suplicadas, que pôs a funcionar os seus próprios pensamentos para encontrar e seguir a verdade, não deixará de sentir a satisfação do caçador; cada momento da sua busca recompensará os seus dissabores com algum prazer; e terá razões para pensar que o seu tempo não foi mal gasto, mesmo quando não se puder gabar de nenhuma aquisição especial.

John Locke, in 'Ensaio Sobre o Entendimento Humano'

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

DIA INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR COM ALMADA NEGREIROS

 


  Assinalando o Dia internacional da Biblioteca Escolar, alguns docentes da Equipa da BE proporcionaram aos alunos do 3º Ciclo a declamação do Manifesto Anti-Dantas, de Almada Negreiros.

 Após uma breve contextualização da importância das bibliotecas na formação integral do aluno e do enquadramento do surgimento do Manifesto Anti-Dantas, no âmbito do “Artista do Mês”, os alunos foram surpreendidos pelas vozes dos professores de Educação Visual, Matemática, História, Educação Física, Português e Francês, que, em voz alta e fulgurante, leram o Manifesto com algumas supressões.

 Os alunos, sempre com atenção e interesse, tiveram ainda o ensejo de se despedirem da professora Fátima Maia, que após 30 anos de dedicação nesta escola, vai gozar a tão merecida aposentação.




terça-feira, 22 de outubro de 2024

Filme a ver....O Recreio..

 


Nora tem sete anos e regressou à escola com Abel, o seu irmão mais velho. Quando ela percebe que ele é constantemente atormentado por alguns colegas, quer protegê-lo e contar aos pais. Mas ele obriga-a a guardar segredo. A pequena vê-se assim dividida entre o que considera certo e a lealdade à promessa que fez.

Em competição na secção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes (onde arrecadou o prémio FIPRESCI), este é um drama sobre "bullying" e violência emocional entre crianças que conta com assinatura da realizadora belga Laura Wandel. in Público

 


Filme...Ser e ter.


 

Texto da semana...A informação banaliza os acontecimentos.

 



A informação banaliza os acontecimentos. Dou um exemplo: a primeira vez que se viram na televisão imagens de uma criança negra cheia de fome e com moscas a rodeá-la foi um momento marcante, só que agora já ninguém lhes liga devido à vulgarização. Alguém no outro dia proibia a divulgação de imagens dessas crianças negras com moscas à volta porque a sua repetição era perigosa. As pessoas habituam-se.
Umberto Ecco

Diário de Notícias (2015)



sexta-feira, 18 de outubro de 2024

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO: EXPOSIÇÕES, ESCRITA, DEGUSTAÇÃO

 


O átrio da escola foi mais uma vez, animado sob o tema da alimentação, promovido pelo grupo disciplinar de Educação Física em articulação com os clubes do Desporto Escolar e Liga-te, com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO),  as disciplinas de Ciências Naturais, de Matemática e de Francês.


Ao longo da semana, desenvolveram-se algumas atividades/projetos, nomeadamente projetos disciplinares e interdisciplinares, procurando de forma criativa e motivadora para os alunos, abordar  conteúdos e desenvolver competências das respetivas áreas disciplinares na âmbito da alimentação saudável.

Houve exposições dos trabalhos dos alunos, degustação de algumas frutas, atividades lúdicas e desportivas.

A autarquia associou-se a esta comemoração com a vinda de Técnicos Municipais da Divisão da Juventude que desenvolveram junto dos nossos alunos, iniciativas de educação não formal relativas ao  Programa NUTRE-JOVEM.



Os alunos do 4º ano, acompanhados pela professora titular, desenvolveram um projeto de escrita criativa, criando quadras e rimas sobre a temática da alimentação.




Parabéns pela iniciativa que contou com a colaboração de várias estruturas internas e externas da nossa comunidade.