terça-feira, 28 de outubro de 2025

Stand by me - Filme e música


 

Palavra da semana





A palavra "criatividade" tem origem no latim creare, que significa "criar", "fazer" ou "produzir". O termo é formado pelo sufixo "-tivo" (derivado de creātus) e o sufixo "-dade", que indica qualidade ou estado. 

·         Latim: O radical da palavra vem do verbo latino creare.

·         Creare: Este verbo está relacionado a crescere ("aumentar", "crescer"), sugerindo a ideia de produzir algo novo, de dar existência e de aumentar o que já existe.

·         Sufixos: Os sufixos "-tivo" e "-dade" foram adicionados para formar o adjetivo "criativo" e, posteriormente, o substantivo "criatividade", que designa a qualidade ou a capacidade de criar. 





 


Texto da semana-Os Verdadeiros Burros e os Falsos Loucos

 



O mais esperto dos homens é aquele que, pelo menos no meu parecer, espontaneamente, uma vez por mês, no mínimo, se chama a si mesmo asno..., coisa que hoje em dia constitui uma raridade inaudita. Outrora dizia-se do burro, pelo menos uma vez por ano, que ele o era, de facto; mas hoje... nada disso. E a tal ponto tudo hoje está mudado que, valha-me Deus!, não há maneira certa de distinguirmos o homem de talento do imbecil. Coisa que, naturalmente, obedece a um propósito.
Acabo de me lembrar, a propósito, de uma anedota espanhola. Coisa de dois séculos e meio passados dizia-se em Espanha, quando os Franceses construíram o primeiro manicómio: «Fecharam num lugar à parte todos os seus doidos para nos fazerem acreditar que têm juízo». Os Espanhóis têm razão: quando fechamos os outros num manicómio, pretendemos demonstrar que estamos em nosso perfeito juízo. «X endoideceu...; portanto nós temos o nosso juízo no seu lugar». Não; há tempos já que a conclusão não é lícita.

Fiodor Dostoievski, in "Diário de um Escritor"

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

PALAVRA DA SEMANA

 



A palavra "monólogo" tem origem no grego, sendo uma junção de mónos (μόνος), que significa "sozinho" ou "solitário", e lógos (λόγος), que significa "fala" ou "palavra". Portanto, a sua etimologia remete para a ideia de "fala de uma só pessoa". Embora o francês tenha adaptado a palavra para monologue, a raiz grega é a mais antiga. 

·         Etimologia:

·         _Mónos: Palavra grega para "sozinho" ou "solitário". 

·         _Lógos: Palavra grega para "fala" ou "palavra". 

·         Significado: 

A junção destas duas palavras gregas significa literalmente "fala de um" ou "discurso de uma pessoa só". 

·         Evolução: 

A palavra entrou no francês como monologue e, a partir daí, foi incorporada a outras línguas, como o português.

 





terça-feira, 14 de outubro de 2025

O CINEMA ESTÁ À TUA ESPERA... NA CASA DAS ARTES

 


No dia 13 de outubro, os alunos da turma do 5º1 participaram numa enriquecedora visita de estudo à Casa das Artes, integrada na X edição do programa Cinema Close-Up – Observatório de Cinema, no âmbito do projeto “Educar Com Cinema”, na rubrica, “O Cinema está à tua espera”.

A atividade teve como principal objetivo promover o contacto dos alunos com a linguagem cinematográfica, estimulando a reflexão crítica e a valorização da experiência cultural como ferramenta de aprendizagem.

Durante a sessão, o programador de cinema, Vítor Ribeiro, e a diretora do Plano Nacional de Cinema, Elsa Mendes, deram as boas vindas ao público e enquadraram esta atividade realçando a importância de formar espectadores do futuro.  Seguidamente, foi exibido o filme “FLOW – À Deriva”, vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação de 2025. A obra apresenta uma narrativa poética e visualmente envolvente, abordando temas profundos como a solidão, a empatia e a busca por conexão num mundo em constante transformação.

A deslocação à Casa das Artes foi feita com recurso ao transporte público intermunicipal, sendo o passe do aluno suficiente para esta viagem. Esta viagem foi o ensejo para desenvolver competências no domínio da prevenção rodoviária.  No final da visualização do filme, os alunos tiveram oportunidade de fazer uma breve caminhada pelo Parque da Devesa, observando a fauna e a flora existente, bem como os painéis informativos disponíveis.

A experiência revelou-se muito positiva, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de explorar o cinema como forma de expressão artística e reflexão pessoal e o desenvolvimento de competências na área de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento pessoal e autonomia, previstas no PASEO. 










Sugestão de filme:Flow


 

TEXTO DA SEMANA: Só Sente Ansiedade pelo Futuro aquele cujo Presente é Vazio

 


O principal defeito da vida é ela estar sempre por completar, haver sempre algo a prolongar. Quem, todavia, quotidianamente der à própria vida "os últimos retoques" nunca se queixará de falta de tempo; em contrapartida, é da falta de tempo que provém o temor e o desejo do futuro, o que só serve para corroer a alma. Não há mais miserável situação do que vir a esta vida sem se saber qual o rumo a seguir nela; o espírito inquieto debate-se com o inelutável receio de saber quanto e como ainda nos resta para viver. Qual o modo de escapar a uma tal ansiedade? Há um apenas: que a nossa vida não se projecte para o futuro, mas se concentre em si mesma. Só sente ansiedade pelo futuro aquele cujo presente é vazio. Quando eu tiver pago tudo quanto devo a mim mesmo, quando o meu espírito, em perfeito equilíbrio, souber que me é indiferente viver um dia ou viver um século, então poderei olhar sobranceiramente todos os dias, todos os acontecimentos que me sobrevierem e pensar sorridentemente na longa passagem do tempo! Que espécie de perturbação nos poderá causar a variedade e instabilidade da vida humana se nós estivermos firmes perante a instabilidade? Apressa-te a viver, caro Lucílio, imagina que cada dia é uma vida completa. Quem formou assim o seu carácter, quem quotidianamente viveu uma vida completa, pode gozar de segurança; para quem vive de esperanças, pelo contrário, mesmo o dia seguinte lhe escapa, e depois vem a avidez de viver e o medo de morrer, medo desgraçado, e que mais não faz do que desgraçar tudo.

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'




PALAVRA DA SEMANA

 



A palavra "gratidão" tem origem no latim, derivando de termos como gratitudo (gratidão), gratus (agradecido, grato) e gratia (graça, bênção, dádiva). Essas origens apontam para o reconhecimento e o agradecimento por aquilo que é bom ou que recebemos. 

·         Latim: 

A palavra evoluiu do latim para o português, mantendo seu significado de agradecimento. 

·         Gratia: 

Significa graça, bênção e dádiva. Por isso, a gratidão pode ser vista como um reconhecimento das bênçãos presentes na vida. 

·         Gratus: 

Significa "agradecido" ou "grato". Essa raiz está diretamente relacionada à qualidade de quem é grato. 







quarta-feira, 8 de outubro de 2025

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Texto da semana

 




Expectativa: estado ou condição mental que, no cortejo das emoções humanas, é precedido pela esperança e seguido pelo desespero.

Ambrose Bierce


Palavra da semana: Expectativa

 






A palavra "expectativa" tem origem no latim medieval, do termo exspectativus, e do verbo exspectare, que significa "estar na expectativa de, esperar, desejar, ter esperança", derivado de spectare (olhar). A palavra entrou para o português com influência do francês expectative, referindo-se à espera de algo com base em promessas ou probabilidade. 

Origem e desenvolvimento

·         Latim: O termo base é exspectare ("esperar", "desejar", "olhar"), composto por ex- ("para fora") e spectare ("olhar"). 

·         Latim medieval: Do exspectare deriva exspectativus, que deu origem ao termo expectativa. 

·         Influência do francês: A palavra chegou ao português provindo do francês expectative (meados do século XV), que designava a espera de alguma coisa ou a espera que se baseia em uma promessa ou probabilidade.






quarta-feira, 1 de outubro de 2025

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

 Descobre os tesouros que a Biblioteca tem para ti neste Dia Mundial da Música. 




O LIVRO DO MÊS

 

Este novo livro já está disponível na Biblioteca!