segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Amor de Perdição

No dia 12 de Novembro, a turma do 4º ano da Professora Lúcia Meira, acompanhada pela sua professora e pela professora Fátima Borges, deslocaram-se ao Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Ceide, a fim de assistirem a uma leitura encenada da obra de Camilo de Castelo Branco, Amor de Perdição, mas numa versão mais curta destinada às crianças do primeiro ciclo.
Esta iniciativa surgiu no âmbito da participação desta turma num ateliê de escrita criativa “Amo-te escrita” inserida no plano de actividades da BE/Plano nacional de Leitura e foi muito interessante, estimulando nos pequeninos o gosto pela leitura.
Chegados ao Centro de estudos Camilianos, edifício muito bonito e moderno, construído no terreno do próprio escritor, havendo o cuidado de manter uma envolvência tradicional tal como as videiras e o caminho em pedra, os meninos e as professoras dirigiram-se para um auditório onde foram recebidos por uma equipa muito simpática. Seguidamente, estabeleceu-se um diálogo introdutório para a história que iam ouvir.
Entretanto, a luz apagou-se e a magia envolveu a sala. Os meninos, muito atentos, observavam como um conjunto de marionetas, personagens da história, eram sabiamente manipuladas ao som de um dedilhar de guitarra clássica. A história foi muito bem contada e as marionetas eram fantásticas! Até tinham roupas verdadeiras e cabelo.
No final, todos os meninos aplaudiram com entusiasmo e, mais tarde, foram convidados a subir ao palco e ver as marionetas de perto. Fizeram muitas perguntas à equipa que tinha estado a contar a história a que eles, muito amavelmente foram respondendo. Finalmente, todos puderam cantar ao som da guitarra e tirar fotografias junto aos contadores da história e das marionetas.
Esta iniciativa terá continuidade, pois foi lançado o desafio aos alunos de, no segundo período escolar, escreverem uma história sobre o amor e, no final, fazer um livro com a compilação dessas histórias. Para isso, virá um escritor/jornalista à EBI de Gondifelos a fim de acompanhar os alunos nesse processo.
















Sem comentários:

Enviar um comentário