sexta-feira, 8 de maio de 2015

Livro do mês de maio






José Eduardo Agualusa Alves da Cunha nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa, mas a chama da escrita crescia no seu interior e, depressa se dedicou ao jornalismo e à escrita. 
A partir da década de noventa, dedicou – se intensamente à literatura, altura em que foi considerado um dos escritores da nova literatura africana, tanto no romance como no conto e poesia, em língua portuguesa, e um dos autores mais importantes surgidos em Angola. Viveu em Lisboa, Luanda e Berlim. Atualmente reside no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
É autor dos livros A Conjura (romance, 1988), Prémio Revelação Sonangol; A Feira dos Assombrados (contos, 1992); Estação das Chuvas (romance, 1996); Nação Crioula (romance, 1998), Grande Prémio de Literatura RTP; Fronteiras Perdidas (contos, 1999), Grande Prémio de Conto da APE; A Substância do Amor e Outras Crónicas (crónica, 2000); Estranhões e Bizarrocos (infantil, 2000), Prémio Nacional de Ilustração (Henrique Cayatte) e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian; Um Estranho em Goa (romance, 2000); O Ano Que Zumbi Tomou o Rio (romance, 2002);O Homem Que Parecia Um Domingo (contos, 2002); Catálogo de Sombras (contos, 2003) e O Vendedor de Passados (romance, 2004), entre outros. É membro da União de Escritores Angolanos.
 As suas obras estão traduzidas em diversas línguas europeias.   



Sem comentários:

Enviar um comentário