terça-feira, 31 de janeiro de 2023

EDUCAR COM CINEMA NA CASA DAS ARTES - O CINEMA ESTÁ À TUA ESPERA

 



No passado dia 25 de janeiro, os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Gondifelos foram ao cinema, no âmbito do Close-up – Observatório de Cinema, à Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, ver um filme de animação, intitulado originalmente «The Bad Guys», em português «Os Mauzões». Este filme tem como realizador Pierre Perifel e o produtor é Damon Ross, conhecido por também ter produzido as sagas «Trolls» e «Boss Baby».

Os alunos foram acolhidos pelo programador de cinema, Vítor Ribeiro, que lhes deu as boas vindas, enquadrou esta atividade e lhes desejou uma boa sessão cinematográfica. 

O enredo do filme centra-se num gangue de animais ladrões: o Sr. Lobo, o Sr. Cobra, o Sr. Piranha, o Sr. Tubarão e a Sra. Tarântula. Após anos de inúmeros assaltos e de serem os vilões mais procurados do mundo, o gangue é finalmente apanhado. 

O Sr. Lobo faz um acordo para os manter fora da prisão e «Os Mauzões» predispõem-se a fazer toda a gente acreditar que ficaram bonzinhos

Mas a vida muda, as prioridades alteram-se e chega o momento por que ninguém esperava: o arrependimento de tantas malfeitorias e uma estranha necessidade de redenção. 

É assim que, com a ajuda do professor Marmalade, resolvem seguir o caminho do bem. Mas o desafio, para quem levou a vida dedicada ao crime, é muito mais difícil do que poderiam imaginar…


Foram cerca de noventa minutos repletos de boas gargalhadas e ação de pôr os cabelos em pé, pois ser mau não compensa e ser bom pode ser muito divertido.  

Os alunos gostaram do filme e manifestaram um comportamento adequado.






segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

E agora para os mais pequeninos um história para contar -As cinco ervilhas.


 

Texto da semana...Nascer Todas as Manhãs



Apesar da idade, não me acostumar à vida. Vivê-la até ao derradeiro suspiro de credo na boca. Sempre pela primeira vez, com a mesma apetência, o mesmo espanto, a mesma aflição. Não consentir que ela se banalize nos sentidos e no entendimento. Esquecer em cada poente o do dia anterior. Saborear os frutos do quotidiano sem ter o gosto deles na memória. Nascer todas as manhãs.

Miguel Torga, in "Diário (1982)"

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

DIA MUNDIAL DO PUZZLE

 



        No mês de janeiro, o Clube Europeu e a Biblioteca Escolar desafiam os alunos a dar uso às mãos e à mente.



    Sabias que quando fazemos um puzzle ativamos não só a parte lógica do nosso cérebro, mas também a criatividade
    A memória e as conexões nervosas agradecem.



 

    “A história do puzzle começa em 1766, com os primeiros puzzles concebidos para ensinar geografia a crianças. O seu criador, o geógrafo britânico John Spilsbury, chamou-lhe «mapas dissecados» pois tratavam-se de mapas em madeira cortados em pedaços onde geralmente cada país era uma peça. 
    
    A ideia fez sucesso e foram lançados 8 mapas: Mundo, Europa, Ásia, África, América, Inglaterra e País de Gales, Irlanda e Escócia. 





Com a chegada do século XX, também os adultos começaram a interessar-se pelos quebra-cabeças e, embora no início as pessoas que os faziam fossem consideradas infantis, rapidamente o puzzle se tornou um objeto comum nas casas da alta sociedade pois não era acessível a qualquer bolso. 

    Foi por volta de 1933, após a Grande Depressão, que o puzzle ganhou grande fama, chegando a ser vendidos quase 10 milhões por semana nos Estados Unidos. 

    Também pela mesma altura começaram a ser comercializados os puzzles de cartão, tornando-os mais acessíveis e popularizando-os por várias camadas da sociedade. Desde então os puzzles multiplicaram-se em temas, imagens, marcas e quantidade de peças, sem nunca passarem de moda. 



Quem os faz sabe que são ótimos para fazer a sós ou com companhia e que se tornam um meio de abstração dos problemas do dia-a-dia enquanto se treina a memória visual, a capacidade de sequenciação, a concentração e, claro, a paciência.” 



(Consultado em https://comunidadeculturaearte.com/29-de-janeiro-dia-mundial-do-puzzle a 06.01.2023)




segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

CONCURSO DE SOLETRAÇÃO

 Decorre durante esta semana!

Prepara-te e demonstra que sabes soletrar corretamente cada palavra sorteada!



Inscreve-te com o teu/tua professor/a de Português!

A história do dia dos reis...


 

Dia dos reis na BIBLIOTECA.

 




O Dia dos Reis foi celebrado na Biblioteca Escolar através de um desafio de escrita criativa lançado aos alunos.
Os visitantes escreveram quadras alusivas aos Reis e pequenos poemas que forma depois expostos no placard da BE.






                                            Eis um exemplo da Alice Freitas, aluna do 4º G:

        Eram três reis do oriente 
     E partiram mundo além
 À procura do Menino 
 No presépio de Belém.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

A biblioteca de Gondifelos deseja um bom ano a todos os alunos, alunas, professores ,professoras e comunidade escolar....



 


Saudação aos que vão Ficar..


Como será o Brasil
no ano dois mil?
As crianças de hoje,
já velhinhas então,
lembrarão com saudade
deste antigo país,
desta velha cidade?
Que emoção, que saudade,
terá a juventude,
acabada a gravidade?
Respeitarão os papais
cheios de mocidade?
Que diferença haverá
entre o avô e o neto?
Que novas relações e enganos
inventarão entre si
os seres desumanos?
Que lei impedirá,
libertada a molécula
que o homem,
cheio de ardor,
atravesse paredes,
buscando o seu amor?
Que lei de tráfego impedirá um inquilino
- ante o lugar que vence -
de voar para lugar distante
na casa que não lhe pertence?
Haverá mais lágrimas ou mais sorrisos?
Mais loucura ou mais juízo?
E o que será loucura?
E o que será juízo?
A propriedade, será um roubo?
O roubo, o que será?
Poderemos crescer todos bonitos?
E o belo não passará a ser feiura?
Haverá entre os povos uma proibição
de criar pessoas com mais de um metro e oitenta?
Mas a Rússia (vá lá, os Estados Unidos)
não farão às ocultas, homens especiais
que, de repente,
possam duplicar o próprio tamanho?
Quem morará no Brasil,
no ano dois mil?
Que pensará o imbecil
no ano dois mil?
Haverá imbecis?
Militares ou civis?
Que restará a sonhar para o ano três mil
no ano dois mil?

in "Pif-Paf"

Texto da semana. Nada é Certo.

 



Ninguém avança pela vida em linha reta. Muitas vezes, não paramos nas estações indicadas no horário. Por vezes, saímos dos trilhos. Por vezes, perdemo-nos, ou levantamos voo e desaparecemos como pó. As viagens mais incríveis fazem-se às vezes sem se sair do mesmo lugar. No espaço de alguns minutos, certos indivíduos vivem aquilo que um mortal comum levaria toda a sua vida a viver. Alguns gastam um sem número de vidas no decurso da sua estadia cá em baixo. Alguns crescem como cogumelos, enquanto outros ficam inelutávelmente para trás, atolados no caminho. Aquilo que, momento a momento, se passa na vida de um homem é para sempre insondável. É absolutamente impossível que alguém conte a história toda, por muito limitado que seja o fragmento da nossa vida que decidamos tratar.

Henry Miller

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

MAIS CONFORTO E MAIS LEITURA na BE PROPORCIONADOS PELA APG

     


    

    A Associação de Pais da Escola EB1,2,3 e Jardim de Infância de Gondifelos é uma Associação participativa, dedicada, conhecedora da vida da Escola e empenhada no melhoramento das diversas valências, desde o Pré-Escolar ao 3º Ciclo.


    Em época Natalícia, a Biblioteca recebeu, no passado dia 10 de dezembro, dez cadeiras novas, coloridas e ergonomicamente confortáveis, para que os alunos possam delas usufruir aquando do acesso aos computadores, que é muito frequente.




    Acompanhando o grande objetivo da Biblioteca e do Clube de Leitura, de manter o gosto pela Leitura de livros em todas as idades, a Associação de Pais também selecionou um conjunto de livros com os quais presenteou a Biblioteca para que os alunos e todos os utilizadores os possam requisitar e ler.


    Da parte de todos o nosso muito obrigado, com votos de Festas Felizes e um Ano Novo repleto de sucesso e boas leituras.


FASE ESCOLAR do CONCURSO NACIONAL de LEITURA DESTACA ALUNOS DE ELEVADA CULTURA

 





A Biblioteca Escolar do AE Gondifelos dinamizou, entre os dias 5 e 13 de dezembro, a fase escolar do Concurso Nacional de Leitura.

Os docentes deram a conhecer às turmas o Concurso Nacional de Leitura bem como o seu regulamento.

Nesta primeira fase do CNL, que decorreu na Biblioteca, participaram trinta e oito alunos dos três Ciclos de ensino.

Os alunos foram convidados a ler os livros selecionados: “Os Três Desejos” de Júlio Borges, “Caturo, o Pequeno Guerreiro” de João Viana Antunes e Jorge Pereira Araújo e “Dentes de Rato” de Agustina Bessa Luís, para o 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo, respetivamente.



Após a Prova Escrita, em que os alunos responderam a quinze perguntas de escolha múltipla e a uma pergunta de desenvolvimento, foram selecionados cinco alunos de cada Ciclo, que realizaram uma Prova Oral composta por momento de leitura expressiva e de argumentação.

Os alunos deram o melhor e si e o júri determinou que ficaram apurados para a Fase Municipal do CNL, a realizar no próximo dia 27 de fevereiro, os alunos: Alice Freitas e Jacinta Silva, do 1º Ciclo; Mariana Silva e Tiago Capela, do 2º Ciclo e Luana Silva e Joana Moreira, do 3º Ciclo.

A Equipa da Biblioteca Escolar deseja aos jovens leitores muitas felicidades na nova etapa deste Concurso Nacional de Leitura.





FELIZ ANO NOVO!


                 Vamos dar as Boas Vindas

                 Vamos dá-las nas alturas

                 Que tenham bom Ano Novo

                 Com muito boas leituras!