terça-feira, 10 de novembro de 2015

Quadra e advinhas do S.Martinho..









QUADRAS

Ó meu rico S. Martinho,
Gosto muito das tuas castanhinhas
Adoro-as muito
De preferência bem quentinhas.

Catarina Araújo, 5º 1

O S. Martinho é solidário,
Partilhou a sua capa com o mendigo,
Comeu castanhas quentinhas
 E ganhou um novo amigo.

Prof.ª Rosa Dias

Sei bem o que vou dizer:
No dia de S. Martinho
Há sempre festa a valer
Com castanhas e bom vinho.

Dª Cristina Coutinho

O verão de S. Martinho
Chega sempre à hora certa
Traz castanhas e bom vinho
Da pipa que fica aberta.

Luísa Faria, 5º 2

No dia de S. Martinho,
Os ouriços abrem
Comemos castanhas
Que bem que sabem.

Tatiana Pereira, 5º2

O S. Martinho chegou
Com castanhas bem quentinhas
Saltou a fogueira
Com as amiguinhas

Beatriz Silva, 5º 1
Quando o frio chega
Assam-se as castanhas no quentinho
Abre-se a pipa na adega
É tempo de provar o vinho

Prof. António Paulo Gonçalves

On célèbre au Portugal
La fête de Saint Martin
On mange des châtaignes
Et on boit du bon vin.

Luísa Faria, 5º 2 e profª Rosa Dias

Les adultes et les enfants
Trouvent la fête une merveille
On joue, on mange, on rigole
Et normalement brille le soleil.

Luísa Faria, 5º 2 e profª Rosa Dias

C’est une fête chouette
Où la châtaigne est reine
On saute les feux de Saint Martin
Le vin coule à la fontaine.


Luísa Faria, 5º 2 e profª Rosa Dias



ADIVINHAS
1

Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete

2

                       Se me rio… de mim sai uma donzela
Mais donzela do que eu
Ela vai com quem a leva
Eu fico com quem me deu

3

Qual a coisa qual e ela
Tem três capas de Inverno
A segunda é lustrosa
A terceira é amargosa

4

Tem casca bem guardada
Ninguém lhe pode mexer
Sozinha ou acompanhada
Em Novembro nos vem ver
















Soluções:

1- Castanha 
2- Ouriço
3- Castanha

4- Castanha






Sem comentários:

Enviar um comentário