terça-feira, 19 de abril de 2016

4ª Sessão Educar com Cinema ....

4ª Sessão Educar com Cinema

A noite de sexta-feira, 15 de abril, reuniu alguns resistentes que enfrentaram o tempo pouco convidativo para participar na 4ª sessão de Educar com Cinema. Após uma breve retrospetiva das sessões anteriores pelo Diretor da Escola e feita a introdução ao filme pelo Diretor do Cineclube de Joane, eis que o ecrã se encheu das primeiras imagens do filme Monnfleet (O Tesouro do Barba Ruiva) de Fritz Lang.
O filme conta a história de um adolescente, John Mohune, que vai visitar um contrabandista, Fox. Entre os dois desenvolve-se uma forte amizade. Fox vê-se obrigado a fugir depois de ter sido denunciado. John segue-o e juntos descobrem um célebre diamante, o tesouro do Barba Ruiva. Fox ainda pensa fugir com o tesouro e abandonar John, mas acaba por entregá-lo ao amigo. É um filme sobre a infância, com os seus medos e fantasmas, vistos pelo olhar de uma criança, um olhar sobre o mundo dos adultos. De um lado, vemos John Mohune a caminhar para o fim da inocência, a transformar-se num “homenzinho”, por outro, Fox, o patife famoso que procura recuperar um estado de amor-próprio e reparar o passado.
Este filme, com quase 50 anos, gerou diálogo entre os presentes. O convidado especial desta sessão, Sr. José Fonseca, Chefe dos Escuteiros de Gondifelos, procurou transpor a mensagem/conteúdo do filme para o campo de ação dos escuteiros, nomeadamente a questão da descoberta, da aventura e da promoção de valores. A presença de adultos e de adolescentes, a troca de ideias entre ambos, proporcionou uma leitura e um olhar mais rico sobre o filme.
Com o aproximar do fim do ano letivo, Educar com Cinema prepara-se também para a sua última sessão. Brevemente, data e filme serão anunciados. Não deixe de estar presente e de partilhar comentários e emoções.







Sem comentários:

Enviar um comentário