segunda-feira, 15 de maio de 2017

8ª sessão Educar com Cinema

O Sol brilhou nas salas do Pré

Na segunda-feira, 8 de maio, esteve um belo dia de Sol, maravilhoso para passear e visitar o mar.
A equipa da Biblioteca Escolar cumpriu o seu plano de atividades e levou o Sol e a praia para “dentro” da sala de aula, através da projeção de um pequeno filme, de 6 minutos, chamado “Dia de Sol”, do realizador alemão Gil Alkabetz. Neste filme, o Sol nasce, como todas as manhãs, mas descobre que não é tão bem-vindo como esperava.
Após o seu visionamento, a Profª Rosa dialogou com as crianças sobre a narrativa do filme e da reflexão conjunta abordaram-se brevemente as temáticas da rotina diária, da importância do pequeno-almoço e especialmente da sensibilização para a proteção solar. As crianças do Pré-escolar de Cavalões, de Outiz e de Gondifelos compreenderam que há momentos no dia em que o Sol é saudável e outros em que a exposição a ele, sem os cuidados necessários, é perigoso.
A seguir a uma segunda visualização, as meninas e os meninos realizaram uma atividade que consistiu na colocação de doze fotogramas do filme num painel com duas cores: a área vermelha (momentos do dia em que a exposição ao Sol é prejudicial) e a verde (em que o Sol é benéfico). Aprenderam assim como se protegerem, nomeadamente usando chapéu e óculos de sol, procurando a sombra e na praia colocando guarda-sol e escondendo-se na barraca.
O painel ficou afixado na sala de aula não só como recordação deste dia com cinema, mas sobretudo para recordar algumas precauções a ter com o Sol.
O filme termina com as personagens a aplaudir e a fotografar o magnífico por-do-sol. A profª Sandra Rocha, da equipa da BE utilizou também a máquina fotográfica para captar este momento delicioso com os mais novos.

A equipa vai fazer o possível para voltar em junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário