sexta-feira, 12 de novembro de 2021

MÊS DA BIBLIOTECA ESCOLAR COM ATIVIDADES DE ESPANTAR

                    

         O mês de outubro é considerado o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano sob o tema: “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.

Logo no primeiro dia do mês, todo o Agrupamento aderiu à iniciativa “A Escola a Ler – 5 minutos de Leitura” em que se leram textos informativos, científicos, literários e de educação para os valores. Ao longo do mês, a BE apresentou sugestões de contos e lendas do mundo que os utentes puderam requisitar e explorar. Foi ainda possível alimentar os quiosques de leitura de Outiz, Cavalões e Gondifelos com novos livros, pois os rigores das chuvas tinham danificado alguns exemplares.

De 18 a 22 de outubro, a Biblioteca ficou ainda mais animada com uma feirinha do livro, que disponibilizou obras de contos de fadas, contos tradicionais de todo o mundo e outras obras literárias que encantaram pequenos e graúdos.

         Nos dias 19 e 21 de outubro, todos os alunos do 1.º Ciclo, do 2.º Ciclo e três turmas de 7.º ano foram ao cinema, à Casa das Artes, visualizar os filmes “O Mundo Secreto de Arrietty”, de Hiromasa Yonebayashi, e “Surdina”, de Rodrigo Areias, tendo a oportunidade de contactar com um programador de cinema, um realizador e um ator, que os ajudaram a “ler” a realidade cinematográfica.

         Nos dias 26, 27 e 29 de outubro, os alunos do ensino Pré-Escolar, do 1.º Ciclo e do 5.º ano tiveram o ensejo de lhes ser apresentado um livro novo: “Viagem de Encantar para o Mundo Salvar”, de Júlio Borges, "A Lágrima", de Guerra Junqueiro e "D. Gualdim Pais, o Cruzado de Portugal", de Secundino Cunha, por uma contadora de Histórias fantástica, a atriz Inácia Cruz, que com imaginação, criatividade e interação com crianças e adultos tornaram as histórias dos livros melhor experienciadas. O ilustrador Sebastião Peixoto encontrou-se com os alunos do 5.º ano, falou-lhes da sua carreira académica, respondeu às questões dos presentes e presenteou-os com uma ilustração feita em tempo real, o que constituiu um momento de grande emoção para a plateia.

         Também ao longo do mês, os docentes de Português trouxeram os alunos à Biblioteca e permitiram-lhes participar em pequenas tertúlias literárias em que cada aluno se dedicava à leitura de um livro e partilhava com os colegas as suas impressões sobre a obra.

         Este mês internacional da Biblioteca Escolar foi, de facto, espetacular.

         Aprecia a reportagem que preparamos para ti. 



Sem comentários:

Enviar um comentário