terça-feira, 7 de junho de 2022

SINFONIA DOS PERUS NA INAUGURAÇÃO DA INSTALAÇÃO DA VIA CILCO PEDONAL

        





O nosso Agrupamento foi convidado a estar presente na iniciativa do município intitulada “Laboratório Cívico de Inovação Cultural” da 4iS. 

Trata-se de um projeto de cocriação artística no espaço público, de incentivo à participação dos cidadãos na intervenção urbana, através da cultura e das artes.

      O convite foi aceite, envolveram-se professores, assistentes operacionais, pais e alunos, no âmbito do Projeto Cultural de Escola, que, entre 7 de maio e 5 de junho, participaram, com entusiasmo e expectativa, no mapeamento emocional, nas oficinas, onde construíram e descobriram novas formas para explorar, neste verão, a via Ciclo Pedonal da CSIF Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro, bem como no evento de inauguração da instalação, aberto à comunidade.

 





Os alunos participaram na criação artística com pinturas e mensagens para a comunidade e entoaram duas músicas tradicionais aos animais que ladeiam a Via Ciclo Pedonal, em Cavalões, apelidadas de “a Sinfonia dos Perus”. Foi com grande alegria que pudemos contar com a voz das ovelhas e dos perus na inauguração deste evento.

O contador de histórias, Malaquias, encantou a pequenada e os adultos com os seus livros e histórias interativas, que despertavam o botão da imaginação, do sonho e da magia.

       Seguiu-se o encontro com os artistas do Coletivo Warehouse, um ciclista húngaro e o João Araújo, membro da Associação de Pais da EB Padre Manuel Castro, de Matosinhos, que nos mostrou as potencialidades da “Oficina da Via”, bem como as possibilidades de integrar o Ciclismo na formação integral do aluno.

 

A inauguração terminou com um pic-nic comunitário celebrativo.






instalação artística pode ser apreciada na via Ciclo Pedonal até ao dia 3 de julho do ano em curso.

Muitos parabéns a todos pela iniciativa e pela participação no Laboratório Cívico de Inovação Cultural (4iS LAb).

Sem comentários:

Enviar um comentário