segunda-feira, 23 de outubro de 2023

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

 


O mês de outubro é considerado o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, 

este ano sob o tema: 

O meu lugar preferido para criar e imaginar”.

Logo no primeiro dia útil do mês, todo o Agrupamento aderiu à iniciativa “A Escola a Ler – 5 minutos de Leitura” em que se leram textos informativos, científicos, literários e de educação para os valores. 

Ao longo do mês, a BE proporcionou aos alunos do Primeiro Ciclo concertos de Leitura com o escritor Richard Towers subordinados ao tema: “As Aventuras de Guru Rock e a sua Banda”. 





Foi ainda possível retomar a atividade dos quiosques de leitura de Outiz, Cavalões e Gondifelos com a proposta do PARA de dois alunos do 7º 3. A turma foi visitar o quiosque de Gondifelos para melhor delinear a forma de dinamizar estes quiosques. 

A longo do mês, a Biblioteca tem ficado ainda mais animada com presença de um número muito significativo de alunos, que quando não têm aulas exploram as valências deste espaço, nomeadamente os livros, os filmes, os computadores e os fantoches, materializando o tema: “o meu lugar preferido para criar e imaginar”.


        No dia 16 de outubro, todos os alunos do 2º Ciclo foram à Casa das Artes assistir ao filme “Os Demónios do Meu Avô”, tendo a oportunidade de contactar com um programador de cinema, Vítor Ribeiro,  e um realizador, Nuno Beato, que os ajudaram a melhor compreender a realidade cinematográfica.




         Também ao longo do mês, os docentes de Português têm trazido os alunos à Biblioteca e permitem-lhes participar em pequenas tertúlias literárias em que cada aluno se dedica à leitura de um livro e partilha com os colegas as suas impressões sobre a obra.

Os alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo das escolas do território receberam as maletas viajantes com diversificadas propostas literárias.

Os alunos do Primeiro Ciclo da Escola sede do Agrupamento beneficiam de um momento de “Hora do Conto” durante a sua permanência à hora do almoço.



A equipa da Biblioteca Escolar e os docentes que apoiam este espaço educativo tiveram uma reunião formal para melhor programar as atividades a desenvolver ao longo do ano letivo.

Comprova-se, assim, que a Biblioteca Escolar é “o meu lugar preferido para criar e imaginar”.




Sem comentários:

Enviar um comentário