segunda-feira, 3 de abril de 2017

Livro do mês de abril




    

Matilde Rosa Araújo,
 nasceu a 20 de Junho de 1921, em Lisboa, na quinta dos avós. Os seus estudos, até completar o liceu, foram feitos em casa com professores. Talvez por isso quando se formou, optou por ser professora, para estar sempre perto das crianças. Licenciou-se em Filologia Romântica pela faculdade de letra da Universidade Clássica Lisboa. Foi professora do ensino técnico profissional e foi professora do primeiro curso de literatura para a infância. Teve ainda uma apurada formação musical, com a frequência do Curso Superior do Conservatório da mesma cidade.

   Escreveu contos e poesia para o mundo adulto e mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças. Pertenceu a organizações como o Comité Português da UNICEF, o Instituto de Apoio à Criança ou a Sociedade Portuguesa de Escritores. Mesmo depois de se ter aposentado do ensino continuou a manter contacto com as crianças, através de visitas e colóquios em escolas e bibliotecas.


Foi premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian com o Grande Prémio de Literatura para Criança em 1980, foi também distinguida pela Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo pelo seu livro O Palhaço Verde, em 1991. E em 1996 é premiada novamente pela Fundação Calouste Gulbenkian com o prémio de melhor livro para a infância, com o livro de poemas Fadas Verdes. Em Maio de 2004 foi distinguida com o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.
            Faleceu aos 89 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário