sexta-feira, 14 de maio de 2021

EDUCAR COM CINEMA REGRESSA EM FORMA PLENA

 


O Cante Alentejano fez-se ouvir no Pré

            Após um longo período de interrupção, motivada pela situação pandémica, o cinema voltou aos Jardins de Infância do AEG.

A equipa da Biblioteca Escolar (BE), através do seu projeto Educar com Cinema, integrado no Plano Nacional de Cinema (PNC), preparou com cuidado este regresso: contactou as educadoras, motivando-as para a iniciativa, selecionou o filme, produziu o bilhete e definiu a atividade a desenvolver com as crianças.

Pela primeira vez, esta equipa recorreu à Plataforma de Filmes do PNC, um serviço público e gratuito para as escolas que integram o Plano Nacional de Cinema. Concebida como uma plataforma tecnológica de apoio a este projeto, articula-se com a digitalização e preservação do património cinematográfico, em particular do cinema português, e viabiliza o acesso digital das escolas aos filmes constantes da lista do PNC. 

Perante a diversidade de filmes e documentários dirigidos a todos os graus de ensino, a escolha recaiu sobre o filme “Os Dez Anõezinhos da Tia Verde Água”, de Ricardo Neto (Portugal, 1976, 7’ 14’’), retirado da série Contos Tradicionais Portugueses.

A curta de animação retrata uma esposa que não tinha gosto pela lide doméstica, situação que punha em risco o seu casamento. Graças aos conselhos da tia Verde-Água, cuja sabedoria refletia a mentalidade comunitária, e à ajuda de dez imaginários anõezinhos, a esposa recupera o gosto pelas tarefas caseiras e a vida do casal tornou-se mais harmoniosa. E, imaginem, os dez anõezinhos eram afinal os dedos das duas mãos da jovem esposa...

A professora Rosa Dias, da BE, que habitualmente dinamiza estes encontros, com a colaboração da professora Sandra Rocha, conduziu a sessão com energia e entusiasmo, envolvendo os meninos e meninas na análise do filme. Além da história, explorou com eles as personagens, as cores, o cante alentejano, que se fez ouvir ao longo do filme, e, no final da sua dupla visualização, desafiou as crianças a desenhar as suas mãos no papel e a registar nelas a imagem que mais lhes agradou. Em Outiz, os meninos batizaram as personagens de Joaquina e Manuel, nomes bem portugueses, que combinaram perfeitamente com o filme visualizado.

A equipa da BE apreciou bastante as “queridas e pequeninas mãos” e agradece toda a ajuda prestada pelas educadoras e auxiliares de ação educativa.

                                               










                          Saudações cinéfilas!

Sem comentários:

Enviar um comentário