segunda-feira, 21 de março de 2022

SEMANA DA LEITURA... FESTA...MAGIA...CULTURA!

 



Durante a Semana da Leitura, de 14 a 18 de março, concentraram-se várias atividades de leitura, escrita, animação, divulgação de livros e autores, através da Feira do Livro, tertúlias literárias sobre a campanha eleitoral do projeto “Miúdos a Votos”, entre outras.

Logo na segunda-feira, animaram-se os placares da Biblioteca com cartazes dos alunos sobre a importância da leitura e apresentação da feira do livro à comunidade escolar.  Os alunos do Clube de Leitura iniciaram a atividade “Oficiais de Leitura”, “multando” os elementos da comunidade com a leitura de excertos literários. A abertura solene ocorreu no auditório da Escola EB2,3, de Ribeirão, que contou com o Sr. Vereador da Educação, Augusto Lima, que nos presenteou com uma leitura de um texto de um filho seu e o Padrinho desta Semana, Pedro Seromenho, que nos encantou com a história do seu último livro. Os alunos apresentaram uma dramatização sobre a leitura e a Diretora do Agrupamento salientou a importância da leitura e da escrita, bem como os projetos que a Escola vai dinamizando.

Na terça-feira, os alunos do 2º ciclo e os alunos do 3º Ciclo participaram em tertúlias literárias, apresentando os livros que apoiam na campanha “Miúdos a Votos”, convencendo os colegas a votar no seu livro, no próximo dia 23 de março.

Na quarta-feira de manhã, os alunos do 1º e do 2º Ciclo participaram no Concurso de Soletração, com empenho e determinação. De tarde, a comunidade foi convidada a experienciar “o prazer de 10 minutos a ler”.

A quinta-feira iniciou com a atividade “Famalicão a Ler”, fazendo-se uma maratona de leitura entre os alunos participantes do concurso de Leitura Expressiva, em Outiz e em Gondifelos. Na sala do 1º ano de Outiz, os alunos leram em coro o livro "Pê de Pai", de Isabel Minhós Martins e iniciaram as requisições dos livros da “Maleta Viajante”, que a Biblioteca colocou à sua disposição. Na Rádio Digital, passou o podcast da leitura do texto “O Relógio”, de José Saramago, pela voz da aluna Miriam Abreu.

  A sexta-feira foi dedicada ao Concurso de Leitura Expressiva dos alunos do 2º e 3º Ciclo, que encheram a Biblioteca com momentos de emoção, viagens pelas palavras e pela imaginação.

Esta Semana da Leitura provou-nos que ler é importante porque enriquece o vocabulário, beneficia o empenho na escola, desenvolve a habilidade da escrita, melhora o foco e a concentração, permite viajar sem sair do lugar, potencializa a memória, é um exercício e uma ferramenta de desenvolvimento crítico e analítico do ser humano. Por isso, continuamentos a celebrar a leitura, os livros, os autores e a literatura.
































Sem comentários:

Enviar um comentário