terça-feira, 12 de março de 2024

 



 

 No dia 05 de março, os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Gondifelos deslocaram-se à Casa das Artes, desta vez para participarem no oitavo episódio do Close-up – Observatório de Cinema, evento que se enquadra no projeto “Educar com Cinema”, na rubrica “O Cinema está à tua espera”.


Os expectadores foram acolhidos pelo programador de cinema responsável pelo Close Up, Vítor Ribeiro, que deu as boas vindas aos presentes e fez uma breve apresentação do filme “Titina», do realizador Kajsa Naess. Nesta sessão, pudemos contar ainda com a presença do vereador Pedro Oliveira, que nos acompanhou a assistir ao filme.

Os alunos seguiram atentamente a história de Umberto Nobile (1885-1978), o aviador e engenheiro aeronáutico italiano, conhecido pelas suas explorações, entre elas a que fez ao Ártico a convite do famoso explorador norueguês Roald  Amundsen (1872 -1928). 

    

Através do ponto de vista de Titina, a cadela de raça terrier que os acompanhou, o espectador testemunha a famosa , em maio de 1926, a bordo do Norge, o dirigível construído por Nobile propositadamente para essa expedição, a pedido a Amundsen. Inspirada na verdadeira relação de amizade (e rivalidade) entre os dois aventureiros, esta coprodução entre a Noruega e a Bélgica mistura a animação e imagens de arquivo.

No final da sessão, os alunos mostraram o  seu contentamento e satisfação com uma enorme salva de palmas. 



Posteriormente, alguns alunos fizeram o registo visual das suas impressões sobre o filme e outros redigiram pequenos textos sobre este evento. 







É indubitável que se viveram momentos de descoberta e convívio e se fomentou o gosto pela cultura cinematográfica e pela arte em geral.






Sem comentários:

Enviar um comentário